Direitos do fotógrafo

Semana passada, dei de cara com uma matéria, fruto de cozinha, que utilizava uma fotografia creditada à Agência Reuters. Por ter acesso à produção dessa matéria, eu sei que eles não são assinantes da Reuters e, portanto, não teriam o direito à reprodução daquela fotografia. Entrei em contato com o editor do site. Enviei um e-mail explicando os motivos pelos quais a fotografia deveria ser trocada. Dizia eu:

Foto: Danilevici Filip-E./Stock.xchng



“(...)A Reuters tem uma política severa quanto ao uso de seu material. Pode conferir aqui: http://br.reuters.com/assets/copyright O texto diz:
All rights reserved. Users may download and print extracts of content from this website for their own personal and non-commercial use only. Republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters. Reuters and the Reuters sphere logo are registered trademarks or trademarks of the Reuters group of companies around the world.

Se preferir, numa tradução livre: Todos os direitos reservados. Os usuários podem baixar e imprimir e extrair o conteúdo deste site apenas para uso pessoal e não - comercial. 

Republicação ou redistribuição do Conteúdo da Reuters, inclusive por recursos digitais, ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters.

Atente para o trecho: Republicação ou redistribuição do Conteúdo da Reuters, inclusive por recursos digitais, ou outros meios semelhantes, estão expressamente proibidas sem o consentimento prévio por escrito da Reuters.

Existem outras agências que permitem a cópia livre de seu material, como é o caso da Agência Brasil, a Agência Pública, a Propublica e algumas outras.

Desculpe o e-mail longo e pedante, mas sei que você gosta de seu trabalho o mais correto possível.


Att, 

Jota Fagner”



DIREITOS DOS FOTÓGRAFOS

Não obtive resposta. Talvez o e-mail não tenha chegado. Talvez o editor não teve tempo de ler. Não sei. Eu esperava com isso, que a fotografia fosse tirada do ar e substituída por outra. Não foi o que aconteceu. Tudo bem, não cabe a mim decidir a política editorial de nenhum veículo que não seja o meu. 


Muitos blogs usam fotografias sem dar crédito ao autor e sem pagar pelos direitos autorais. Usar uma fotografia com direitos autorais reservados, sem pagar por isso é crime. É semelhante a copiar texto que não é seu. 

As fotografias que uso aqui no Curiosidades Jornalísticas são sempre com licença Creative Commons. Faço isso para evitar possíveis complicações com a lei.

Tento, sempre que possível, creditar a fotografia.

Pensei em escrever um artigo sobre o direito autoral e direito de imagem. Mas encontrei um texto no site Câmera Obscura, intitulado Direitos autorais e direito à imagem.

Depois de ler o artigo percebi que tudo que eu queria dizer estava ali. Então, recomendo ao pessoal interessado que dê uma olhada e que voltem aqui para comentar o que achou.


_____________________________________________________________

Você também pode gostar

0 comentários