O que são as agências de notícias?

Seria muito caro, para qualquer veículo de comunicação, ir além do jornalismo regional sem as agências de notícias. Mas afinal, o que são as agências de notícias?


Agência noticiosa ou agência de notícias é o tipo de empresa jornalística que faz cobertura de determinada editoria (muitas vezes de todas elas), mas que não repassa suas informações diretamente ao público. Ao invés disso, ela vende seu conteúdo para veículos de comunicação como jornais, revistas, emissoras de rádio, emissoras de TV e, mais recentemente, web sites.

                                                                                                                                          Foto: Stock.XCHNG

Estes veículos, por sua vez, publicam as matérias para seus clientes consumidores de informação. Como muitos jornais assinam as mesmas agências, corre-se o risco de que dois jornais (ou mais) publiquem o mesmo texto. Para evitar esse tipo de inconveniente o conteúdo passa por um tratamento antes de ser publicado (é reescrito para se adaptar à linguagem do veículo em questão). A este tipo de tratamento, chamamos de cozinha.

COMO SURGIRAM

A primeira agência de notícias foi criada em 1835, quando Charles-Louis Havas fundou, em Paris, a Agência Havas.

A Agência Havas tornou-se a atual Agence France-Presse (AFP).

Esta empresa enviava notícias do exterior para os jornais via telégrafo. Ficava mais barato pagar por esse serviço do que manter um jornalista fora do país. O problema é que todos os jornais que usavam o serviço começaram a publicar notícia sempre da mesma fonte.

Se por um lado, economiza-se na cobertura, por outro, acaba-se com a pluralidade.

CRIAÇÃO DA REUTERS

Paul Julius Reuter, sócio da Agência Havas, se afastou da sociedade para criar, em 1851, a Agência Reuters. Julius era um judeu alemão, mas havia se naturalizado cidadão britânico, e foi em Londres que ele montou a sua agência. Converteu-se ao cristianismo por conta de sua esposa, que era católica.

Reuter havia começado a trabalhar para Havas com litografia.
Entre os jornais que assinavam o serviço de notícias da Reuters estavam o Daily News, Evening Post, Evening Star e, posteriormente, o The Times (que foi um tanto reticente no início).

Cada um desses jornais pagava 30 libras mensais pelos serviços da Reuters.
Bernard Wolff fundou, em 1849, a agência Wolff, ela se tornaria, mais tarde, a principal agência da Alemanha (hoje chamada de Deutsche Presse-Agentur (DPA)).

ASSOCIATED PRESS

Nos Estados Unidos 5 dos maiores jornais uniram forças para criar, em 1846, a Associated Press (AP). O intuito era o de financiar uma via do Pónei Express. Este serviço traria, por uma rota, que cortava o Estado do Alabama, notícias sobre a Guerra do México. Essas notícias chegavam mais rápido ao Norte dos EUA do que se fossem entregues pelos correios.

UNITED PRESS INTERNATIONAL

A United Press foi fundada em 1907 e quebrou o monopólio da AP, que já durava mais de 50 anos.

Em 1909 foi criada a News International Service.

Em 1958 a United Press se juntou com a News International Service, resultando na United Press International.

No Brasil a primeira foi a Agência Meridional de Notícias, hoje chamada de D. A. Press, criada em 1931 por Assis Chateaubriand.

PARA SABER MAIS LEIA:




Você também pode gostar

0 comentários