O que sabemos de Portugal?


Publiquei, no Portal Café Brasil, um primeiro ensaio curto sobre as origens do Brasil. É verdade que este primeiro texto fala muito mais sobre mim do que sobre meu país de origem. 

Além do óbvio motivo narcisista, a escolha se deu no intuito de aproximar mais o leitor da história em si. 

Em vez de utilizar uma argumentação retórica – que muitas vezes se mostra cansativa –, resolvi polvilhar as informações resultantes de minhas pesquisas no meio de uma narrativa pessoal, familiar. 

Aproveitando a pesquisa que tenho feito para entender melhor os motivos de nós, brasileiros, sermos do jeito que somos, trago para vocês um documentário, apresentado pelo prof. José Hermano Saraiva, sobre a história de Portugal. O país que serviu de principal matriz étnica e cultural para o Brasil é sempre tão esquecido por nós.

Acredito que seja essencial entender melhor Portugal para entender o Brasil. Assistam com calma. Retornarei em breve ao assunto.

Neste vídeo expõem-se as raízes mais antigas da nacionalidade e dá-se particular relevo à ação colonizadora dos Romanos, aos aspectos sociais da Reconquista cristã, ao despertar da Independência Portuguesa e por fim à primeira grande crise monárquica que culmina com a deposição de D. Sancho II e o reinado de D. Afonso III, o Bolonhês, que introduz uma época nova na História nacional.




José Fagner Alves Santos 

Você também pode gostar

0 comentários