apelativo
dicas para jornalistas
escrever títulos
sensacionalismo
título
Títulos sensacionalistas convertem melhor
Quanto mais sensacionalista e apelativo for o título de sua matéria para a internet, maiores serão suas taxas de conversão
O título do seu artigo é a primeira, e talvez seja a única,
impressão que você pode causar num leitor em potencial. Se o título não for auto-explicativo,
pode ser que você perca a oportunidade de cativar aquele leitor.
foto: banco de imagem do Sxc.hu
Se você não conseguir convencê-lo com o título, e às vezes a
linha fina, pode ser que o resto do seu texto nunca chegue a ser lido. É muito
comum lermos comentários em blogs em que fica claro que o comentador não leu o
texto. Normalmente são comentários
genéricos.
Às vezes pinçando um pedaço aqui e ali do artigo em questão.
Isso acontece porque o comentador quer deixar o link do seu
blog.
Do ponto de vista do estilo de redação do marketing de
conteúdo, é necessário escrever títulos
(manchetes) sensacionalistas para aumentar as possibilidades de ser lido. E
por mais que seja difícil para você (acredite, para mim também não é fácil),
esse é o método menos trabalhoso para se construir uma comunidade em torno do
seu blog.
Não está convencido. Eu sei. Então, deixa eu te apresentar a
alguns números estatísticos interessantes:
Em média, de cada 10
pessoas que tiverem acesso aos seus textos, oito lerão o título e talvez a
linha fina. Apenas dois lerão o texto por completo.
E é exatamente por isso que o seu título é tão determinante
na quantidade de pessoas que consomem
seus artigos. É o título que determinará se, a peça que você acabou de
escrever, será um sucesso ou fracasso de público.
Sei que a argumentação parece exagerada. Afinal, existem
blogs que fazem sucesso sem apelar para as manchetes sensacionalistas. Mas a
verdade é que esses são a exceção.
Lembre-se das regras básicas de redação: cada frase no texto tem o propósito de
levar o leitor até a próxima frase. Período após período, até terminar o texto.
Então, acho que fica claro que, se o seu leitor desiste no título do seu
artigo, você não obterá muito sucesso.
Quanto mais interessante for o seu título, melhores serão
suas chances de ser lido por uma porcentagem maior de pessoas. Alguns de vocês
podem até torcer o nariz e se perguntar “como
um jornalista pode dar um conselho desses”. Acreditem, não é fácil para
mim. Mas, a verdade é que, se não conseguirmos prender a atenção do leitor, ele
vai mudar de página muito rapidamente.
Continuarei escrevendo sobre o assunto nos próximos dias.
Espero que você me acompanhe. E não deixe de comentar. Sua opinião pode nos
ajudar, e muito, nessas questões.
__________________________________________
0 comentários