Títulos sensacionalistas convertem melhor

Quanto mais sensacionalista e apelativo for o título de sua matéria para a internet, maiores serão suas taxas de conversão


O título do seu artigo é a primeira, e talvez seja a única, impressão que você pode causar num leitor em potencial. Se o título não for auto-explicativo, pode ser que você perca a oportunidade de cativar aquele leitor.

foto: banco de imagem do Sxc.hu
títulos sensacionalista é garantia de sucesso

Se você não conseguir convencê-lo com o título, e às vezes a linha fina, pode ser que o resto do seu texto nunca chegue a ser lido. É muito comum lermos comentários em blogs em que fica claro que o comentador não leu o texto. Normalmente são comentários genéricos. 
Às vezes pinçando um pedaço aqui e ali do artigo em questão.

Isso acontece porque o comentador quer deixar o link do seu blog.

Do ponto de vista do estilo de redação do marketing de conteúdo, é necessário escrever títulos (manchetes) sensacionalistas para aumentar as possibilidades de ser lido. E por mais que seja difícil para você (acredite, para mim também não é fácil), esse é o método menos trabalhoso para se construir uma comunidade em torno do seu blog.

Não está convencido. Eu sei. Então, deixa eu te apresentar a alguns números estatísticos interessantes:

Em média, de cada 10 pessoas que tiverem acesso aos seus textos, oito lerão o título e talvez a linha fina. Apenas dois lerão o texto por completo.

E é exatamente por isso que o seu título é tão determinante na quantidade de pessoas  que consomem seus artigos. É o título que determinará se, a peça que você acabou de escrever, será um sucesso ou fracasso de público.

Sei que a argumentação parece exagerada. Afinal, existem blogs que fazem sucesso sem apelar para as manchetes sensacionalistas. Mas a verdade é que esses são a exceção.

Lembre-se das regras básicas de redação: cada frase no texto tem o propósito de levar o leitor até a próxima frase. Período após período, até terminar o texto. Então, acho que fica claro que, se o seu leitor desiste no título do seu artigo, você não obterá muito sucesso.

Quanto mais interessante for o seu título, melhores serão suas chances de ser lido por uma porcentagem maior de pessoas. Alguns de vocês podem até torcer o nariz e se perguntar “como um jornalista pode dar um conselho desses”. Acreditem, não é fácil para mim. Mas, a verdade é que, se não conseguirmos prender a atenção do leitor, ele vai mudar de página muito rapidamente.

Continuarei escrevendo sobre o assunto nos próximos dias. Espero que você me acompanhe. E não deixe de comentar. Sua opinião pode nos ajudar, e muito, nessas questões.

__________________________________________

Você também pode gostar

0 comentários