Nota
Escrevam para seus leitores
A
maior parte dos blogueiros escreve para os sistemas de busca ao invés
de escrever para os seus leitores. Quando o Google muda o algorítimo
os posts precisam ser reescritos.
Hoje resolvi fazer uma limpeza em meus FEEDs. Percebi que muito blog que eu assinava, havia tempos eu não lia.
Em
determinado momento encontrei algum post (artigo) interessante num
desses blogs e resolvi assinar seu RSS na esperança que mais
conteúdo informativo fosse publicado naquele mesmo canal.
A
verdade é que o conteúdo nem era tão bom assim. A informação em
si era importante, mas normalmente vinha escrito num texto
agressivamente publicitário. Eram coisas como: “este
maravilhoso blog”
ou “artigos
de extrema qualidade”,
sempre em referência aos seus próprios textos ou ao blog em si.
O
maior problema com esses blogs é que seus autores estão muito mais
focados em fazer o leitor clicar num anúncio, seguir no Twitter,
curtir no Facebook, ou comprar algum texto sem edição, sem
diagramação, compilado em formato pdf e que eles chamam de ebook.
Não
me entendam mal. Acredito no livro digital. Só acho que livro para
ser livro tem que passar por revisão e edição. Uma boa diagramação
não faz mal a ninguém.
Percebi
que boa parte dos já citados blogs que eu assinava, mas não lia,
deixaram, há muito, de criar conteúdo relevante. A única
preocupação de seus editores é a de lucrar em cima do leitor. Acho
que para alguns isso virou uma obsessão.
É
fascinante como os textos são escritos para o Google e não para os
leitores (ao menos não para os que leem de verdade). A repetição
de palavras chega a ser irritante. Os subtópicos em caixa alta, que
em teoria serviriam para dividir os post’s em pedaços menores e
mais fáceis de ler, impedem o desenvolvimento de um raciocínio mais
elaborado.
O
pior é que esses blogs continuam lucrando em cima de usuários menos
experientes que clicam por acidente nos anúncios ou compram seus
info-produtos sem qualidade.
Mas
a internet está amadurecendo. Aqueles que têm credibilidade
sobreviverão, e credibilidade é algo que se constrói muito
lentamente e se destrói com uma única ação.
O
tempo é o senhor de todas as coisas.
Imagem: Djalma Patricio/sxc.hu
0 comentários