Escrevam para seus leitores


A maior parte dos blogueiros escreve para os sistemas de busca ao invés de escrever para os seus leitores. Quando o Google muda o algorítimo os posts precisam ser reescritos.

Hoje resolvi fazer uma limpeza em meus FEEDs. Percebi que muito blog que eu assinava, havia tempos eu não lia.

Em determinado momento encontrei algum post (artigo) interessante num desses blogs e resolvi assinar seu RSS na esperança que mais conteúdo informativo fosse publicado naquele mesmo canal.

A verdade é que o conteúdo nem era tão bom assim. A informação em si era importante, mas normalmente vinha escrito num texto agressivamente publicitário. Eram coisas como: “este maravilhoso blog” ou “artigos de extrema qualidade”, sempre em referência aos seus próprios textos ou ao blog em si.

O maior problema com esses blogs é que seus autores estão muito mais focados em fazer o leitor clicar num anúncio, seguir no Twitter, curtir no Facebook, ou comprar algum texto sem edição, sem diagramação, compilado em formato pdf e que eles chamam de ebook.

Não me entendam mal. Acredito no livro digital. Só acho que livro para ser livro tem que passar por revisão e edição. Uma boa diagramação não faz mal a ninguém.

Percebi que boa parte dos já citados blogs que eu assinava, mas não lia, deixaram, há muito, de criar conteúdo relevante. A única preocupação de seus editores é a de lucrar em cima do leitor. Acho que para alguns isso virou uma obsessão.

É fascinante como os textos são escritos para o Google e não para os leitores (ao menos não para os que leem de verdade). A repetição de palavras chega a ser irritante. Os subtópicos em caixa alta, que em teoria serviriam para dividir os post’s em pedaços menores e mais fáceis de ler, impedem o desenvolvimento de um raciocínio mais elaborado.

O pior é que esses blogs continuam lucrando em cima de usuários menos experientes que clicam por acidente nos anúncios ou compram seus info-produtos sem qualidade.

Mas a internet está amadurecendo. Aqueles que têm credibilidade sobreviverão, e credibilidade é algo que se constrói muito lentamente e se destrói com uma única ação.

O tempo é o senhor de todas as coisas.

Imagem: Djalma Patricio/sxc.hu

Você também pode gostar

0 comentários