Copiar conteúdo é roubo



O Jornal Folha de São Paulo publicou nota dizendo que a justiça de SP condenou site que copiou conteúdo da Folha.

Muito se fala em cópia de conteúdo em blogs e sites. No passado isso era um hábito quase que restrito a pequenos blogs, hoje, isso acontece principalmente com pequenos portais de regiões interioranas.

Com as facilidades criadas pelos gerenciadores de conteúdo (CMS) qualquer um pode criar seu blog, site ou portal. Com isso um indivíduo contrata o próprio sobrinho que cria um portal qualquer usando a plataforma Wordpress pagando uma hospedagem barata que varia entre 9 a 30 reais mensais, mas aí começa o problema da criação de conteúdo. Por falta de pessoal capacitado para criação dos textos, fotos e infográficos, se encontra a solução de usar o control + C control+V copiando o conteúdo dos grandes portais.

Parece que eles acham que por estarem no interior não serão localizados, não se dão conta de que a internet é uma só no mundo todo.

No dia 04 de março de 2012 o Jornal Folha de São Paulo publicou nota dizendo que a justiça de SP condenou site que copiou conteúdo da Folha.

O Site “24 HorasNews”, foi sentenciado a retirar do ar todo conteúdo produzido pela Folha e ainda teriam que pagar uma indenização de 50 mil reais. Além disso, teriam uma multa diária de 500 reais no caso de descumprimento da sentença.

Escrever um conteúdo a partir de um fato noticiado por um jornal ou site (como é o caso deste post) é algo tolerável, copiar o conteúdo e dizer que é seu é algo impensável.

Tenho visto muitos sites (inclusive das imediações da minha cidade natal) que copiam o conteúdo e colocam em baixo: fonte site tal, como se isso fosse poupá-los de uma ação judicial. Não vai. Quer publicar o conteúdo que outra pessoal gastou para produzir? Entre em contato com o produtor do conteúdo e adquira os direitos de reprodução. Caso contrário você corre o risco de ser processado, além de inviabilizar a continuidade da produção deste mesmo conteúdo.

A internet é livre, mas nossa liberdade não implica em tomar o que não nos pertence.

Imagem: Rafael Reverte/sxc.hu

Você também pode gostar

0 comentários