Copa e agenda setting



O jornalismo diário se tornou refúgio do entretenimento. Fica difícil entender qual é a relevância de certas coberturas em detrimento de outras.



imagem juan carlos arellano/ sxc.hu
 
Todo ano temos matérias sobre Natal, Páscoa, carnaval, dia dos namorados, dia das mães, dias dos pais. A cada dois anos temos as matérias sobre olimpíadas, a cada quatro temos copa. Isso é chamado de agenda setting, é a capacidade que a mídia tem de pautar o que será discutido pela sociedade. Se não podemos ditar o que as pessoas devem pensar, ao menos pautamos sobre o quê pensar.

Dito isso, alguém notou que assuntos relevantes, como a falta de água na Cantareira, não estão sendo discutidos durante esse período de copa?

Antes que venham me chamar de mal humorado aviso que não tenho nada contra a Copa ou sua divulgação, apenas me sinto lesado quando todos os principais canais diários de comunicação do País dedicam mais de 50% do seu espaço à divulgação do espetáculo futebolístico.

É claro que existem exceções, mas são apenas exceções. Eu sei que é isso que a massa quer, mas o jornalismo não deveria ser melhor que isso? Se oferecemos apenas o que a massa quer deixamos de ser jornalistas e passamos a ser publicitários. Parece que essa confusão de ofício tem se tornado uma constante em nossas vidas. Resta saber até quando.


José Fagner

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