Hospedagem paga ou gratuita, qual eu devo usar?


Usar hospedagem paga ou gratuita? Wordpress ou Blogger? Essas dúvidas ainda incomodam muita gente na hora de começar a blogar. Tudo depende da finalidade do seu blog.



Quando estava para colocar o Curiosidades Jornalísticas no ar um amigo perguntou o porquê de eu não utilizar a plataforma Wordpress. A plataforma Wordpress, com hospedagem paga, oferece bem mais recursos que a plataforma Blogger (Blogspot) que eu estava cogitando para a implementação do meu blog. 

E não é só uma questão de plug-ins e recursos, é também pela credibilidade que um site com hospedagem própria, independentemente da plataforma, consegue transmitir para o usuário final.


Não digo que o Blogger seja ruim – tanto que estou usando –, mas, por ser muito simples criar um blog nessa plataforma e pelo fato de não ter que se gastar com isso (no máximo pagamos um domínio no valor de 30 reais por ano), o Blogspot se tornou uma ferramenta muito usada por pessoas que não possuem noção do que estão fazendo. O resultado disso é o número excessivo de blogs com baixa qualidade.


Portanto, quando percebemos que um blog está hospedado numa plataforma gratuita nos sentimos tentados a discriminar. Afinal, se um indivíduo está gastando com hospedagem e domínio ele está levando seu empreendimento a sério, correto? Nem sempre.


A verdade é que é possível encontrar muitos blogs com hospedagem paga e o conteúdo de baixa qualidade. Analise aqueles que fazem um agressivo marketing de afiliados. Não é possível confiar nas informações disponíveis nesses locais. Por outro lado, conheço empreendimentos desenvolvidos com ferramentas gratuitas que buscam o máximo de idoneidade com suas publicações.


Tomemos como exemplo o Ciclos de jornalismo, ou então o Dicas Blogger, o Gerenciando Blog, o Blog do Google Brasil e tantos outros.


A minha resposta à pergunta do meu amigo foi simples: Não vou usar o Wordpress no momento porque o Blogger atende às minhas necessidades. Pode ser que em determinado momento eu precise migrar de plataforma, mas até o momento estou satisfeito com a plataforma gratuita.


Tudo que preciso é de uma ferramenta que me permita publicar meus textos, meus podcasts e, em alguns casos, anexar vídeos postados no Youtube.


Tudo isso eu consigo fazer no Blogger.


Sempre existe a possibilidade de que as minhas necessidades mudem amanhã. Enquanto esse amanhã não chega eu vou ficando por aqui. 



E você, que plataforma usa? Tem alguma restrição com algum tipo de ferramenta pública ou paga? Tem alguma experiência que gostaria de compartilhar conosco? Deixe um comentário nos contando. Sua experiência pode ajudar a outras pessoas.


Você também pode gostar

2 comentários