A verdade sobre Hórus

A verdade (ou a mentira) sobre hórus e o documentário Zeitgeist


Confesso que a primeira vez em que assisti ao documentário Zeitgeist fiquei pasmo. Ateu, sempre busquei uma justificativa para a minha postura e o filme “excluía” qualquer possibilidade de réplica. Mas, não durou muito até que meu ceticismo começasse a incomodar. Os argumentos estavam muito redondos, a abordagem era muito simétrica, algo estava errado. Se fosse tudo tão simples inúmeros historiadores e ateus já teriam descrito isso antes. 


Nenhuma palavra sobre tais assuntos em toda a obra de Nietzsche, nem de Voltaire, nem de Freud, nem de Sartre, Heidegger ou mesmo dos movimentos ateístas – que coincidentemente agora usavam o documentário como prova.

Muitos dos fatos citados tinham um embasamento real, e isso
dava credibilidade à história. Muito daquilo eu já conhecia, mas percebi que eu tenho uma deficiência que costumo chamar de síndrome do conhecimento fragmentado, que é o mesmo que saber um pouco sobre muitas coisas, mas, nunca se especializar em nada.


Resolvi pesquisar e logo de cara descobri que Krishina era o oitavo filho da princesa Devaki. Perceberam? Oitavo filho. Como poderia ser virgem se já estava no seu oitavo parto?


Tudo bem. Vamos verificar Hórus. Eu sabia que existia uma associação entre a imagem de Isis amamentando Hórus e a virgem Maria com o menino Jesus no colo. A lenda contava que Osíris, pai de Hórus havia ressuscitado. Resolvi então comprar alguns livros sobre mitos egípcios. Não achei nada do que eu queria publicado em português, tive que comprar alguns livros importados. Aqui vai a lista para quem tiver interesse: Encyclopedia Mythica: Horus, Egyptian Mythology: Horus, The Eye Of Horus, Horus: He Who Is Above. Se alguém quiser uma referência imediata, clique aqui.


Bem, após quase dois anos de esforço começo a apresentar os primeiros resultados:


A mãe de Hórus não era virgem. Ela era casada com Osíris e não há nenhuma indicação de abstinência sexual em seu casamento. A história do nascimento de Hórus realmente alega que ele foi concebido “miraculosamente”, porém, a história diz que Seth tinha matado Osíris e despedaçado o corpo em 14 pedaços que foram espalhados pelo Egito. Isis juntou os pedaços de Osíris, mas não achou o pênis dele, daí Isis fez um, com as suas próprias mãos, e consumou o ato sexual (era uma vez a virgindade!). Sendo assim, vemos que a concepção foi “milagrosa”, mas virgindade ?


O nome da mãe de Hórus era Isis. E apenas Isis. Em nenhum lugar ela é chamada de “Isis-Meri”, como sugere o autor do documentário.


A lenda diz que Hórus nasceu no último dia do mês egípcio do “Khoiak”, ou seja, no nosso dia 15 de Novembro e não no dia 25 de Dezembro.


Hórus não nasceu numa caverna nem numa manjedoura. Ele nasceu num pântano.


O nascimento de Hórus não foi anunciado por nenhuma estrela...


Não havia três reis magos presentes no nascimento de Hórus. A propósito: Nem no nascimento de Jesus! A Bíblia nunca deu nenhum número e apenas se refere a “homens sábios” que visitaram a casa de Jesus (em Nazaré) e não a cena do nascimento (em Belém). Pelo fato do menino Jesus ganhar três presentes: incenso, ouro e mirra, convencionou-se após o século VI que seriam três os visitantes.


Quanto ao 25 de dezembro, também não existe nenhuma referência na Bíblia, mas qualquer cristão com instrução mediana sabe que isso foi uma convenção da igreja católica.
Essa data era a comemoração do deus sol e a igreja achou que através do sincretismo, associando o deus sol a Jesus, conseguiria fazer com que os fiéis esquecessem-se dos mitos antigos e se apegassem aos novos.


Sobre a história que Hórus aos 12 anos ensinou no Templo, desapareceu por 18 anos, foi batizado aos 30 anos, bem, Hórus nunca ensinou em templo nenhum e nem nunca foi batizado. Não encontrei uma única referência sobre isso.



Sobre o fato de ele ter sido batizado por Anup tal qual Jesus foi batizado por João Baptista, em nenhum lugar a lenda de Hórus se refere a batismo algum. Também não existe o personagem “Anup” na lenda.



Hórus só tinha 4 discípulos e não 12. Eram chamados de “Heru-Shemsu”. Existe outra referência a 16 seguidores e a um grupo maior de guerreiros chamados “‘mesnui” que se juntavam a Hórus nas batalhas, mas esses nunca foram contados. Não existe nenhuma referência a nenhum “Anup” ou “Aan”. Cai por terra a história das doze casas do zodíaco. Falando nisso, Zodíaco é outra parte que gostaria de abordar aqui também, mas deixem-me terminar esta parte primeiro.


Hórus fazia “milagres”, afinal de contas, era um “deus” e até onde eu saiba todos os deuses fazem milagres. Mas, Hórus nunca exorcizou demônio nenhum em sua lenda. Outro “problema”: Hórus não ressuscitou ninguém, ele simplesmente “conduziu” seu pai, Osíris à “pós-vida”, ou existência após a morte na qual os Egípcios acreditavam.


Não é citado em nenhum lugar que Hórus andou sobre as águas.



O documentário também diz que Hórus era conhecido como “Iusa” que significa “o caminho”, ou “o pai”. Ou como o “messias”, “filho do homem”, “pastor”, etc.


Nunca ninguém foi conhecido como “Iusa”, já que a palavra não existe em Egípcio. Os únicos títulos dados a Hórus eram de “grande deus”, “chefe dos exércitos”, “mestre dos céus”, “mestre fúnebre” e “vingador de seu pai”. Nenhum outro título aparece na mitologia Egípcia.

Deu um sermão na montanha.

Isso também não existe na lenda de Hórus.

E sobre ser crucificado entre dois ladrões, enterrado por três dias numa tumba e depois ressuscitar?


Hórus nunca foi crucificado. Uma das versões da lenda diz que ele foi cortado em pedaços e jogado na água. Isis pediu a um crocodilo (é isso mesmo!) que juntasse os pedaços de Hórus, que não ressuscitou, mas, como no caso de Osíris, passou à “pós-vida”, ou existência após a morte na qual os Egípcios acreditavam.



Outro argumento interessante é que Jesus simbolizaria a era de peixes. Bem, as iniciais da expressão “Jesus Cristo Salvador Filho de Deus” em grego (Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ Υἱός, Σωτήρ) formam a palavra “PEIXE” (ΙΧΘΥΣ).


Ao contrário da tradição Hebraica, não havia nenhuma “lei” (previsão) que deveria se tornar realidade na tradição Egípcia. Mas, existem semelhanças.


As divindades egípcias carregavam (na mão) o “Ankh” a “chave da vida” ou “chave do Nilo”. O Ankh não é o símbolo de Hórus e aparece nas mãos de diversas outras divindades mitológicas. Apesar de ter certa semelhança com a cruz cristã não há nenhuma relação direta.


O zodíaco que quer dizer ‘caminho dos animais’ foi criado pelos gregos, há quase dois mil anos. Os 12 signos passaram a representar, então, características da personalidade humana.



Mas, isso é assunto para a próxima postagem.

Forte abraço!


Post. Scriptum: não se esqueçam de comentar.

Você também pode gostar

3 comentários