blogs
estudantes de jornalismo
jornais
Revista Blogosfera
Blogar vai muito além do jornalismo
Muitos estudantes de jornalismo, quando sentem a necessidade
de criar um blog, buscam referências a respeito da plataforma (refiro-me aqui à
plataforma digital e não ao CMS utilizado) nos chamados metabloggers. Nenhum problema
nisso, é possível acumular muita informação lendo o conteúdo produzido por
eles. Mas poucos são aqueles que, em seus tutoriais, explicam as diferenças existentes
entre os estilos de conteúdo.
A frase que eu mais leio em metablogs é: “Produza conteúdo
de qualidade”, mas que diabos é conteúdo de qualidade?
Escrevi uma reportagem para a Revista Blogosfera a respeito
deste assunto, intitulada “Qual o seu caminho na blogosfera”. Caso você ainda
não conheça a revista aconselho que baixe imediatamente todas as edições. Este
periódico digital foi criado e é organizada pelo Gustavo Freitas, um cara que
tem talento para reunir muita gente boa em torno de si, além da capacidade de
direcionar essas pessoas na produção de obras coletivas.
Gustavo administra vários blogs e ainda trabalha com serviço
de consultoria nas áreas de criação de conteúdo, monetização e muito mais.
Voltando ao nosso assunto, na reportagem em questão (que eu
espero que vocês leiam), exponho a visão de alguns entrevistados que trabalham
há anos na área da comunicação digital. Gente como o Eddie Silva do Conteúdo
sem fio, a Mafalda do Monalisa de Pijamas, o René de Paula Júnior do Roda e
Avisa e o Luciano Pires do Café Brasil.
Cada um dos entrevistados comenta o caminho que escolheu e
as dificuldades que enfrentou.
A intenção não foi a de criar um manual de
instruções, mas de mostrar o leque de opções diferentes. Além do que, as
experiências alheias podem nos ensinar muito.
Para terminar recomendo a leitura do artigo “Qual adiferença entre conteúdo autoral e replicado”, do blogueiro Marcos Lemos. O
Lemos é outro metablogger que eu recomendo.
Seu trabalho no [Ferramentas Blog]
merece ser conhecido (se é que você já não conhece) e apreciado.
Se você estava em uma ilha deserta e ainda não conhece o
trabalho do Marcos Lemos, ouça a entrevista que eu fiz com ele:
Conteúdo é o nosso produto
Depois volte aqui e comente sobre a sua impressão a respeito dos metabloggers.
0 comentários