blog
Demanda
jornalista
multidão faminta
público alvo
restaurantes
O que é preciso para abrir um restaurante?
Criar um blog ou jornal impresso é semelhante a abrir um restaurante. Entenda Porquê.
Existe
uma coisa muito comum aos jornalistas que começam a blogar que é o
cacoete de tentar soar como uma grande empresa de comunicação.
Talvez pelo hábito, ou as técnicas, de várias outras plataformas.
É
natural ver textos impessoais, sem identidade. Eu também pensava
assim. Estava sempre em busca de reportagens com o padrão usado para
veículos impressos, até que comecei a ler o Copyblogger.
Entre
os muitos posts que encontrei por lá, havia um que perguntava: “o
que é preciso para manter um restaurante?” Será que é a
localização? Não, acho que isso é importante, mas não é o
essencial. Seria a ambientação? O atendimento? A comida
maravilhosa?
Não.
Nada disso. É preciso uma multidão faminta. Todo o resto é para
servir melhor aos clientes. Sem uma multidão faminta não existe a
possibilidade de quê o negócio dê certo. Por melhor que seja todos
os outros detalhes.
Cada
empresa tem sua própria versão da multidão faminta. O jornalista
terá que descobrir qual é a sua. Mas se ele descobrir e conseguir
suprir a demanda, matando a fome de informação, melhorando todos os
outros serviços à medida em quê o negócio vai crescendo, seu
sucesso estará garantido.
Para
que isso aconteça, é importante aprendermos que o mundo digital
possui características muito particulares.
O
impresso ainda é importante, e sempre será, mas se você vai
trabalhar no nundo digital, busque compreender as nuances do seu
negócio. Descubra sua multidão faminta e ofereça alimento.
Lembre-se: o blog existe para suprir a necessidade dos seus leitores
e não a sua.
Tente
trazer informação relevante, tratada de forma a se tornar mais
facilmente digerível por pessoas de diferentes níveis de instrução.
Se
você já está fazendo isso, parabéns! Caso contrário, pense no
assunto. Que tipo de blog você costuma ler? Se coloque na posição
do seu leitor.
Preciso
contar para vocês algumas histórias sobre os prejuízos causados
pelos velhos hábitos, mas isso fica para o próximo post.
J.
Fagner
0 comentários