Jornal O Globo lança seu primeiro ebook

Jornal O Globo lança seu primeiro ebook com coleção de textos sobre o Maracanã. O livro cobre o período de 1948 a 2013.


Já estamos acostumados a ver, em blogs, a opção de baixar um arquivo em pdf com uma coleção de textos publicados no próprio veículo. São os chamados livros digitais ou ebooks, como alguns preferem. Um ato muito comum entre os blogs que estão buscando alguma forma de monetizar seu conteúdo.
Capa do primeiro ebook do jornal O Globo sobre o Maracanã


Agora, o jornal O Globo segue caminho semelhante e lança seu primeiro ebook chamado “Maracanã – A saga do mais importante templode futebol mundial, das obras de 1948, até a reforma de 2013”.

O título é auto-explicativo.  Segundo nota de divulgação, o livro contém uma série de artigos de diversos períodos do estádio, incluíndo os grandes momentos de jogadores como Pelé, Garrincha e Zico. Mas, conta também com o registro de momentos menos gloriosos, como a reportagem sobre a derrota para a Seleção do Uruguai, datada de 1950.

Os textos selecionados para o livro permanecem em sua versão original. Não houve adaptação para a linguagem de hoje, ou seja, é possível perceber os maneirismos da linguagem (e dos vícios dela) ao longo desses últimos 65 anos. Indiretamente o livro acaba se transformando num pequeno estudo da evolução da próprio jornal.

ONDE COMPRAR

O ebook, de 195 páginas, foi lançado no dia 15 de junho e pode ser comprado pela iBookStore, Amazon e Google Play. O preço é de 2,99 dólares.

Esse é um método de monetização que ainda não é muito usado pelos grandes veículos brasileiros, apesar de ser muito comum nos chamados metabloggers (blogs que ensinam como fazer, criar, manter e lucrar com blog).

Talvez, a depender dessa primeira experiência de O Globo, outros produtos apareçam. Ganha o jornal, que encontra uma forma de complementar a renda, e ganha o público, que recebe a opção de um conteúdo voltado para nichos específicos.

E você? Costuma ler livros digitais? Prefere os de papel? Compartilhe sua opinião conosco. Deixe um comentário contando um pouco da sua experiência. Ela pode ser muito útil para nós.

Você também pode gostar

0 comentários