Jornalismo sem fins lucrativos seria uma solução?

Muito se tem discutido sobre as funções do jornalismo sem fins lucrativos. Tenho lido opiniões – algumas bem balizadas – de que este seria um dos caminhos possíveis para a continuidade da profissão.

Menino negro com camisa rasgada no ombro andando no escuro, olhando para a palma da mão. Uma luz vem de um ponto incerto na parte superior da imagem (preto e branco). Desenho feito com pincel e nanquim sobre folha de sufite, por Jota Fagner em 2012


Ainda não tenho opinião formada sobre o assunto. Me faltam informações e exemplos práticos. Aqui no Brasil – para falar de algo próximo – temos a Agência Pública de jornalismo investigativo (veja aqui). Feita nos moldes da ProPublica – 
Agência Pública de notícias sem fins lucrativos que funciona nos EUA.

A Natália Viana, e toda a sua equipe, vêm fazendo um trabalho muito bom. Na Argentina, a Graciela Mochkofski e seu marido fazem um trabalho semelhante no El Puercoespin (veja aqui).

De qualquer modo, é impossível não pensar em como um sistema desses se sustenta. A princípio existem doadores, mecenas, que bancam os custos. Mas, até quando? Se o mantenedor falhar, a agência terá que fechar as portas? O que o mantenedor ganha ao financiar esse tipo de projeto? A agência terá liberdade para noticiar assuntos que vão de encontro com os interesses do seus mecenas? Não sei. Como eu disse, me faltam informações.

É possível argumentar que perguntas semelhantes podem ser feitas a respeito do jornalismo mantido por publicidade. A questão é que um jornal costuma ter muitos anunciantes. Isso dá opção, mas não impossibilita que ele (o jornal) acabe, uma hora ou outra, sendo partidário e conivente com seus patrocinadores. No caso de uma organização mantida por apenas uma pessoa ou empresa, a vulnerabilidade pode ser maior. Mas, como eu disse, não tenho informações sobre o assunto.

Continuo pesquisando na esperança de compreender este novo ecossistema.

Acabei de ler um artigo do Aaron Chimbel no site Online Journalism Review intitulado The Texas Tribune Shows Why non-profit online journalism matters (leia aqui ). Nesse artigo, Chimbel conta como o Texas Tribune conseguiu pautar toda a mídia tradicional com base em seu trabalho de jornalismo sem fins lucrativos. O artigo cita ainda outras organizações que trabalham no modelo de jornalismo sem fins lucrativos.

Retornarei ao assunto.

Você também pode gostar

0 comentários