A verdade sobre o Zeitgeist I – Ceticismo não é isso



  
Acho realmente interessante que, após tanto tempo de ter publicado aqui o artigo “A verdade sobre Hórus”, que falava sobre as mentiras do “documentário” Zeitgeist , ainda continue recebendo comentários e e-mails sobre o tema (além de discussões em fóruns ao meu respeito, que invariavelmente acaba de forma pejorativa para a minha pessoa).

FOTO: J. FAGNER
Jota Fagner

Recebo e-mails perguntando de onde eu tirei tais informações (é só verificar a bibliografia no próprio post), vejo comentários em fóruns que garantem que eu sou evangélico tentando disfarçar, sem falar que recebo comentários dizendo que não importa se nos pontos em que eu mostrei o “documentário” mentia, mas o que realmente importa é a finalidade última do projeto, ou seja, vamos falar que tal coisa é mentira e vamos usar como provas informações mentirosas.


Os seres humanos sentem tanta necessidade de acreditar em algo que, mesmo quando tentam se livrar de suas superstições substitui-as por outra fé cega.

A filosofia e o ceticismo


Em sua biografia dos antigos filósofos, Diógenes Laércio afirmou categoricamente que “o ceticismo é a sombra da filosofia”, ou seja, nunca conseguiremos alcançar a verdade de forma efetiva. Como a metáfora da cenoura do burro que está sempre a alguns centímetros, mas o pobre animal nunca consegue alcançá-la, e é na verdade esse artifício que o faz continuar seguindo em frente.

O ceticismo de Verdade


O ceticismo real deve reconhecer as limitações do conhecimento, mas, nunca desistir de buscar uma maior aproximação da verdade. É importante reconhecer que, apesar da dificuldade em saber o que é real, é muito mais fácil reconhecer aquilo que não é.

As pessoas parecem não perceber que a simples idéia de verdade absoluta fomenta a produção de mitos e dogmas. Substitui-se então o fanatismo religioso por outro fanatismo, que é de ordem científica (ou, nesse caso, pseudo-científica).


Um artifício muito usado para esconder uma mentira é o de misturá-la no meio de algumas verdades. O correto seria que cada um buscasse estudar de verdade o assunto ao invés de buscar respostas prontas. De qualquer forma, postarei aqui uma série de artigos sobre o tema, com sua respectiva bibliografia (leiam o post completo antes de perguntar de onde eu tirei tais informações).

Você também pode gostar

0 comentários