inscreva-se para o Prêmio Jornalista Abdias Nascimento

A terceira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, está com as inscrições abertas até o dia 31 de Julho. O prêmio é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Cidade do Rio (SJMPRJ), e pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), do Estado do Rio de Janeiro.



O prêmio foi criado para promover uma maior integração racial, diminuindo as tensões entre as diferentes etnias, de diferentes realidades socioeconômicas. Construindo uma maior pluralidade dentro do jornalismo. Em resumo, uma busca por um processo de confraternização mais amplo.

Neste ano, de 2013, serão distribuídos 35 mil reais nas seguintes categorias:

  • Televisão
  •  Rádio
  • Mídia Impressa
  • Fotografia
  • Internet
  • Mídia Alternativa/Comunitária e
  • Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros
Este último pretende homenagear uma profissional do jornalismo, negra, que carece de reconhecimento mais amplo.

Em entrevista para matéria divulgada no site da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Sandra Martins, coordenadora do projeto declarou que “A cobertura de temas relacionados à população negra e ao racismo no Brasil continua sendo um desafio. Facilitando as adesões, nossa ideia é derrubar pelo menos uma barreira para a participação dos jornalistas”.

Com o apoio das Cojiras dos estados de São Paulo, Paraíba, Alagoas e Distrito Federal, o Prêmio Nacional Abdias  Nascimento tem a realização centrada na Cojira-Rio. Tem também o apoio da Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial (dos Sindicatos da Bahia e do Rio Grande do Sul) e do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros.


A união dessas entidades formam a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Étnico-racial (Conajira) pertencente à Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).


O prêmio foi criado em 2011 para homenagear o ex-senador e jornalista Abdias Nascimento. Ìcone do combate ao racismo e da defesa dos direitos humanos, Abdias, era também artista plástico, escritor, ativista político, poeta e dramaturgo. Nascido em São Paulo, Abdias era pioneiro em movimentos pela igualdade racial, tendo participado dos primeiros congressos de negros no Brasil.


Na década de 1940, criou o Teatro Experimental do Negro (TEM), na cidade do Rio de Janeiro. Fundou o Jornal Quilombo, trabalhou em vários periódicos, incluindo o Jornal Diário. Foi professor emérito da Universidade de Nova York, além de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade de Brasília. Faleceu aos 97 anos.

Aproveite e leia o regulamento do prêmio.

Com informações do site da ABI



_______________________________________________



Você também pode gostar

0 comentários