ProPublica completa 5 anos

A ProPublica, agência de jornalismo investigativo, completa hoje, dia 10 de junho, cindo anos de existência.


Em comemoração, o site vai em busca de personagens de algumas de suas principais reportagens. Um deles é Oscar Ramírez Castañeda. Ele tinha três anos quando um exército de guatemaltecas invadiu sua aldeia, matando mais de 250 pessoas entre homens, mulheres e crianças.

Torsten Kjellstrand /ProPublica 
ProPublica cinco anos - Tranquilino Castañeda é cercado por seu filho, Oscar, no canto superior direito, e os netos depois de chegar da Guatemala no Aeroporto Internacional Newark Liberty em 28 de maio de 2012.
Tranquilino Castañeda é cercado por seu filho, Oscar, no canto superior direito, e os netos depois de chegar da Guatemala no Aeroporto Internacional Newark Liberty em 28 de maio de 2012.


Oscar sobreviveu ao ataque em Dos Erres (nome da sua aldeia), porque foi sequestrado, junto com outro rapaz, por um dos homens em comando.


A reportagem foi em busca da família do tenente (já falecido) que levou Oscar há quase 30 anos, para descobrir o que realmente aconteceu durante o massacre, e como foi para ele (Oscar) ter sua identidade roubada.

Em 2011 as autoridades da Guatemala prenderam e condenaram cinco suspeitos do caso Dos Erres, e os investigadores norte-americanos conseguiram rastrear quatro suspeitos em território americano. Sete acusados nos ataques continuam foragidos.

Muita coisa aconteceu desde que a história de Oscar foi contada em maio de 2012. Logo depois da divulgação da matéria, Oscar reencontrou seu verdadeiro pai, que estava longe de sua aldeia no dia do massacre. Ele (o pai) acreditava que todos os nove filhos tinham sido assassinados junto com sua esposa, que estava grávida quando morreu.

Autoridades de imigração dos EUA concederam asilo político a Oscar - porque, como um testemunho vivo do massacre em Dos Erres, ele corria risco de retaliação por parte dos acusados.

Oscar, na época, vivia em situação ilegal no país. Trabalhava para conseguir sua carteira de habilitação e uma conta no banco.

Depois de ter sua história divulgada, Oscar apareceu em eventos públicos em Nova York e Washington, DC, para contar sua versão dos fatos.

Bem, eu recomendo que você leia a história Finding Oscar: Massacre, Memory and Justice in Guatemala, no site da ProPublica.


A intenção do site é mostrar como esses personagens estão agora. Como foi que a reportagem refletiu em suas vidas.


Vale a pena conferir.

______________________________________________


Você também pode gostar

0 comentários