Devo cursar jornalismo?

Ainda vale a pena cursar uma faculdade de jornalismo? Me fazem essa pergunta com uma frequência assustadora. Eu, provavelmente, não sou a pessoa mais indicada para respondê-la. O que não me impede de deixar minha opinião registrada aqui. 

Do ponto de vista financeiro, para mim, o jornalismo não foi uma boa pedida. Existem cursos universitários que, por si, são garantias de bons empregos e bons salários. Cursos como os de medicina e engenharia dão ao pretendente uma chance muito grande de trabalhar em sua respectiva área. 

O mesmo não acontece com o jornalismo. 



Para aumentar suas chances é necessário que você já trabalhe na profissão antes de concluir o curso. Ou então, você pode ter amigos ou parentes que já sejam do ramo. Eles podem te indicar para algum estágio ou vaga de emprego.

Se você não tem nenhum contato suas chances diminuem radicalmente. É claro, você pode criar um blog, mas as chances de que esse blog se torne autossuficiente são muito pequenas.

É muito importante que fique claro que estou falando com base em minha experiência. Tive colegas de faculdade que, hoje, estão trabalhando na CBN, na ESPN, no Jornal A Tribuna de Santos, em editora de revistas de artes marciais e, a maioria, em assessoria de imprensa.

No entanto, tenho colegas que precisaram criar seu próprio jornal para ter onde publicar seus textos. Tenho colegas que escrevem em blogs com a simples finalidade de ter onde publicar, tirando seus salários de empregos paralelos sem nenhuma relação direta com o jornalismo. Tem também aqueles que, assim como eu, vivem de trabalhos freelancers intercalados com outras atividades que complementem a renda.

E A REALIZAÇÃO?

Poder se declarar jornalista, para quem sonhou com isso desde criança, é algo que não tem preço. A satisfação de compreender como funciona o mercado editorial, conhecer técnicas de escrita, edição, fotografia e áudio difusão é algo que massageia nosso ego. Desse ponto de vista, duvido que alguma das pessoas que cursaram faculdade comigo se arrependa de ter escolhido jornalismo.

O problema é que, massagem no ego não enche barriga de ninguém. Resumindo o assunto, se você tem um bom network fica muito mais fácil conseguir emprego na área. Caso contrário, será um pouco mais difícil, mas não impossível. Pense nisso e deixe sua opinião nos comentários aí em baixo. Será bom poder trocar experiências.

Você também pode gostar

0 comentários