Onde está minha caligrafia quando preciso dela?

Carteira de identidade de Jota Fagner. A fotografia está com as bordas manchadas e as manchas se tornam menos intensas à medida que se aproximam do centro.

E lá fui eu ao Poupa Tempo regularizar a situação da minha carteira de identidade. O documento que eu estava usando havia sido emitido em 1998. Já era hora de atualizar.

O problema é que meu RG original foi emitido na Bahia. Como estou residindo no Estado de São Paulo há oito anos, se eu tirasse um novo documento aqui, precisaria atualizar também o meu diploma, histórico escolar, número de MTB e uma porrada de outras coisas como: contas em banco, assinaturas de periódicos, etc., etc.

Aguardava a oportunidade de uma visita à Bahia. Período em que eu visitaria a parentada e aproveitaria para regularizar a documentação. E nisso, eu fui enrolando.

Eis que, dias desses, esqueci meu RG no bolso de trás da calça. Aproveitei um final de semana ensolarado para lavar roupa. Joguei todas as peças jeans que estavam no cesto de roupa suja dentro da máquina. A identidade ainda estava no bolso de trás de uma das calças.

O resultado você já pode imaginar. A fotografia no documento havia se transformado num borrão. Pensei: assim que for à Bahia eu tiro outra.

PRECISANDO DO RG

Após terminar alguns trabalhos freelances passei no banco para ver se o pagamento já havia caído. Para a minha sorte o cliente não depositou o dinheiro na minha conta, ele mandou como ordem de pagamento. “Simples”, disse a moça do caixa, “basta apresentar um documento com foto e você pode sacar o valor”. Puxei meu RG com a foto borrada e apresentei.

Depois de muita insistência da minha parte, já na presença da gerente do banco, consegui transferir o valor para a minha conta mediante a apresentação da carteira de trabalho.

O QUE FAZER?

Fiquei pensando sobre o assunto: e se acontecer de novo? Não posso esperar ir até a Bahia para poder resolver isso. Agendei no site do Poupa Tempo para tirar uma nova identidade, mesmo sabendo que teria que trocar todos os outros documentos.

Passei alguns dias ensaiando a assinatura para fazer bonito quando tivesse que autografar meu novo RG. Chegou o dia tão esperado. Fui atendido por uma moça negra, bonita, de modos contidos. Pediu que eu assinasse num espaço em branco, dentro de um recorte numa folha de papel sobreposta.

Fiquei nervoso. Era a hora de autografar no meu documento. Aquela escrita ficaria marcada como sendo a minha assinatura oficial. Não consegui controlar a tremedeira. O RG ficou com a caligrafia tremida e disforme como a de uma criança com dificuldades motoras que está aprendendo a escrever. E agora? Como eu faço para corrigir? Só terei outra chance quando for tirar um novo RG.



José Fagner Alves Santos



Você também pode gostar

0 comentários