Curiosidades Jornalísticas, crônicas de um ofício em extinção

Livro em formato digital, composto por crônicas sobre o jornalismo em tempos de blogs, já está disponível na Amazon.
Do lado esquerdo o livro em pé. Capa branca com uma pirâmide invertida em cor azul. na parte superior uma tarja laranja escrito "Curiosidades" e em baixo, na parte branca, Jornalísticas. Do lado direito se lê Curiosidades Jornalísticas, Crônicas de um ofício em extinção. com um botão azul em que se lê numa fonte em vermelho: compre aqui. 

Já está disponível para a compra a coletânea: Curiosidades Jornalísticas – Crônicas de um ofício em extinção, no site da livraria virtual Amazon. O livro, que está à venda desde o dia 25 de agosto, foi lançado apenas em formato digital. Uma edição impressa já está pronta e pode ser adquirida no Clube de Autores (aqui).

A publicação não traz novidades para aqueles que acompanham o blog há algum tempo. É composto por uma seleção de crônicas, artigos e reportagens. Todas publicadas no Blog Curiosidades Jornalísticas.

Como os posts vão se perdendo no meio das publicações mais recentes, resolvi organizar, num único arquivo, uma série de textos com temáticas semelhantes: o jornalismo em tempos de internet.

O subtítulo tem finalidade dramática, não acredito na extinção do jornalismo, apesar de ser cada vez mais difícil se firmar na profissão. O leitor minimamente inteligente pode ter ficado ofendido com o fato de eu estar explicando algo tão óbvio, mas eu justifico: recebi uma série de insultos (sim, você leu corretamente) via Twitter por conta do subtítulo. Aparentemente as pessoas não entenderam muito bem. Confesso que fiquei um pouco chateado com a primeira e a segunda provocação. Uma delas dizia:

“Só te digo 1 coisa: o Jornalismo de verdade não será extinto. E só porque tem blog não faz dele um jornalista.” (sic)

Nem sei por onde eu começo. A criatura diz que vai dizer apenas uma coisa e diz duas; depois, demonstra não entender uma figura de linguagem; e por último, fala uma besteira ao meu respeito, sem se dar ao trabalho de fazer uma pesquisa mínima.

E olha que tudo isso apenas num tuíte. As mensagens que se seguiram foram um pouco piores, prefiro não reproduzir aqui. Mas não dei mais importância. Tinha mostrado a primeira, esta que reproduzi acima, para a minha amiga, Isabella Felix. E ela me preveniu que muitas provocações assim viriam na sequência. Ela estava certa. Não saberia dizer quantas mensagens foram ao todo. Não contei. Narro essa história apenas com a finalidade de comprovar aquilo que venho dizendo há muito tempo, a internet é uma faca de dois gumes.

Mas, voltemos ao livro. Com 85 páginas, num valor de 2 dólares e noventa e nove cents (dez reais e uns quebrados), essa é a minha primeira publicação na Amazon. Gostei da praticidade. Montei o arquivo em Epub (usando o Sigil), converti para o formato Mobi usando o Calibre, e enviei. Recebi o e-mail de aprovação umas quatro horas depois.

Já fiz o teste de leitura no meu Kobo e no celular. Ficou bacana. Em resumo, gostei da experiência e pretendo investir mais nessa mídia. Espero que o livro tenha boa aceitação, porque polêmica eu já causei.

José Fagner Alves Santos

Você também pode gostar

0 comentários