Jornalismo precisa ser repensado do zero

Trabalho de pós doutorado do jornalista Caio Tulio Costa propõe novo modelo de rentabilização para o jornalismo na era digital.


Ao que parece, os primeiros estudos sérios sobre as possibilidades de reestruturação da indústria jornalista começam a ser divulgados. Leio em artigo de João Luiz Rosa, publicado no Observatório da imprensa, que o jornalista Caio Tulio Costa elaborou – durante quase seis meses – um trabalho a respeito da monetização de jornais na era digital.

Ao que parece, os primeiros estudos sérios sobre as possibilidades de reestruturação da indústria jornalista começam a ser divulgados. Leio em artigo de João Luiz Rosa, publicado no Observatório da imprensa, que o jornalista Caio Tulio Costa elaborou – durante quase seis meses – um trabalho a respeito da monetização de jornais na era digital.



As conclusões de Costa não são novidade: precisamos começar do zero. Criar novas formas de faturamento, produção, “distribuição”. O modelo antigo não funciona mais.

A diferença é que agora é um estudioso, um profissional com muitos anos de experiência, é quem afirma isso.



Recomendo que leiam o artigo do João Luiz Rosa (aqui). Fica claro que os blogueiros – muitos dos quais sem formação jornalística – compreendem muito melhor toda essa situação, pelo fato de não terem criado cacoetes próprios a quem passou trabalhando muito tempo com os modelos antigos.



O modelo precisa mudar porque a realidade mudou. Vamos torcer para que esse trabalho do Tulio Costa seja o primeiro passo na direção de solucionar esse entrave.






Você também pode gostar

0 comentários