Que tipo de conteúdo o
jovem jornalista deve produzir para o seu blog? Já que podemos usar qualquer
formato de mídia dentro dos meios digitais, qual deles eu devo usar para
atingir maior audiência?
“Conteúdo é rei!” Quantas vezes já lemos ou ouvimos essa
frase? O mais interessante é que o foco muda de vez em quando. Não digo que o
conteúdo deixe de ser rei, mas, muitas vezes, o enfoque é mais direcionado para
este ou aquele tipo de produção.
Houve uma época em que blogar era “a melhor forma de se
produzir informação”. Aí veio o falecido Orkut, o Twitter, o Facebook, o
podcast, o conteúdo em vídeo – com foco nas produções para o Youtube -, os
infográficos.
A pergunta que não quer calar é: Tudo bem, eu sei que o
conteúdo é rei, mas, que tipo de material eu devo produzir? Qual deles dá
melhor resultado?
A resposta é simples: Todos e nenhum. O que faz do seu
conteúdo rei – supondo que o seja – não é o tipo de mídia que você produz, mas
a utilidade que ela tem para o usuário final.
Seu conteúdo conseguiu informar? Será que ele atingiu, ou
atinge, o maior número de pessoas dentro das suas possibilidades? É de fácil
compreensão? Então, seu conteúdo é rei. O ideal é que haja diversificação do
tipo de postagem produzida, e que haja correlação entre elas.
A UTILIDADE DO CONTEÚDO SEMPRE SERÁ FUNDAMENTAL
O Orkut deixou de existir, o Twitter já começa a perder
força, o mesmo pode acontecer com o Facebook ou, talvez, com os blogs. O acesso
a informação sempre será necessário, independentemente do tipo de mídia
utilizada.
Você, como jornalista, deve ter isso em mente antes de
preparar sua pauta. De nada adianta produzir material que não será de utilidade
para ninguém. Então, podemos dizer, que mais importante do que o conteúdo, é a
utilidade que ele tem para quem o consome.
Não haveria razão de ser para o jornalismo se não fosse o
uso que se faz das informações repassadas.
Pense nisso antes de escrever sua próxima pauta.
0 comentários