Demissões e mais demissões no jornalismo


Ainda sobre aquele papo de: “devo cursar uma faculdade de jornalismo?”, estava contabilizando algumas demissões recentes.

O grupo RBS, responsável pelo jornal Zero Hora, demitiu 130 pessoas no mês passado (agosto). Desses, 40 eram jornalistas (veja aqui).

Teclado de computador todo em azul, no recorte aparece a tecla enter.


A editora Abril precisou fazer um remanejamento, durante o mês de julho, para evitar a demissão de, aproximadamente, 80 jornalistas (veja aqui).


Como se não bastasse, o The New York Times, maior jornal do mundo, está planejando demitir 100 jornalistas, sim, você leu direito, cem jornalistas (veja aqui).


É claro que, para quem tem vocação, essas informações não fazem muita diferença. Eu cursaria jornalismo novamente, mil vezes se necessário fosse. Mas, sem um bom network que facilite a entrada no mercado de trabalho, só resta o empreendedorismo. Na verdade, acredito que sejam poucos os jornalistas que podem se dizer seguros no emprego atualmente.

O jornalismo é necessário para uma democracia saudável. Ele não vai deixar de existir, mas, confesso, para mim ainda não está muito claro qual o caminho a seguir para resolver esse impasse.

Gostaria de saber a sua opinião. Escreva aí nos comentários.

Você também pode gostar

0 comentários