Pense nas baratas


As baratas se acumulavam na sarjeta e dali corriam de modo desordenado, se espalhando por diferentes pontos da rua. Eu voltava do trabalho cansado depois de um dia repleto de aborrecimentos. Parei um pouco para olhar a cena. Seria humanamente impossível contar quantos insetos faziam a festa naquele bueiro na véspera do ano novo.




O cheiro de barata é uma constante pelas ruas suburbanas da Cidade de São Paulo. Já havia notado a mesma coisa na Cidade de Santos.  Durante os seis anos em que morei por lá percebi que o único ponto em que não sentia o cheiro era na areia da praia. Não digo com isso que o odor da areia fosse muito melhor.


Esse papo meio escatológico é só para justificar meu estado de ânimo para com a Cidade. Não me entendam mal, a capital paulista tem lá seus atrativos, além de ser o melhor mercado para jornalistas do País. O problema é que, sem uma boa rede de contatos a luta se torna desumana. Uma narrativa irônica em que nada do que você faça será suficiente para reverter a sua situação.


Quando menos percebe você se pega voltando do trabalho na noite de ano novo, às 21 h e 30 min, contando baratas numa sarjeta suburbana.


Apesar das grandes multidões sempre me sentirei sozinho aqui (é provável que me sentirei assim em qualquer lugar), mas não é isso que me incomoda. Meu desconforto vem da sensação de impotência que me acompanha.  Falam tanto da política do cabresto nos estados nordestinos, mas é aqui que as diferenças sociais se tornam mais gritantes. É na cidade mais rica do Brasil que fica claro o quanto se é pobre.


Mas, hoje começa um novo ano, com novas promessas, novas esperanças, novos sonhos (ou será que ainda insistimos nos velhos?). Não serei eu a bancar o estraga prazeres de ninguém. Desejo a todos vocês um novo ano repleto de conquistas e realizações.


Quando derem de cara com um coletivo de baratas (como se chama um coletivo de baratas?) lembrem-se que essa exuberância de insetos só foi possível graças a fartura dos nossos lixos e esgotos.


Feliz 2015!

José Fagner Alves Santos

 Imagem: sxc.hu

Você também pode gostar

3 comentários