Zeitgeist Desvendado





O Zeitgeist: Addendum traz um pequeno resumo das idéias do Money as Debt, e AmericaFreedom to Fascism, documentários de credibilidade altamente duvidosa.
Sem falar em partes de um discurso de Krishnamurti, e repete, insistentemente, alguns pontos de crítica religiosa, do primeiro filme, que já foram repetidas vezes refultados.

O que fica claro é que toda a retórica do filme anterior foi só uma forma de chamar a atenção para sua propaganda do projeto Vênus. Seguindo o velho mote do “falem mal, mas, falem de mim.

Argumentam no The Zeitgeist que o sistema de livre comércio chegará ao fim como parte da evolução humana (alguém mais se lembrou de Karl Marx?). 

No siteWWW.zeitgeistmovement.com eles aconselham que os interessados se informem melhor sobre o projeto através dos livros e vídeos que eles têm à disposição para venda no próprio site. Dizem que com isso você estará trabalhando para uma vida melhor (Certamente a deles).

Jacque Fresco faz várias aparições neste segundo filme, bem como sua associada Rosane Meadows. O estranho (muito estranho) disso tudo é que, na página do The Venus Project, encontramos o seguinte texto: 

O Projeto Vênus é um catalisador de idéias educacional que opera em um Centro de Pesquisa em uma área de 25 acres localizada em Venus, na Flórida.

A página de Objetivos e Propostas explica de forma inicial como chegar gradativamente às mudanças almejadas. Só o que não entendi foi o seguinte: se o Centro de Pesquisas é o núcleo onde tudo é planejado e acontece, porque o mesmo está sendo posto à venda por 550 mil dólares?

O curioso é que o que está sendo posto à venda são os mesmos prédios em que Jacque Fresco e Rosane Meadows aparecem no filme Zeitgeist, o que criou, pelo menos em mim, um significativo mal-estar. Ficou algo assim, digamos, não muito bem explicado...

É claro que não estou dizendo simplesmente que se fez dois filmes para vender um pedaço de terra com alguns, mas eu gostaria de entender melhor esta conexão entre o Zeitgeist Movement e o próprio Projeto Vênus. 

Um comentário não datado deixado por Peter Joseph (o diretor de Zeitgeist) na página do filme que mostra a trajetória e as idéias de Jacque Fresco; Future by Design; me deixa ainda mais confuso, já que Zeitgeist é de 2007 e fico pensando há quanto tempo Peter teve contato com as idéias de Fresco.

Você também pode gostar

0 comentários