O jornalismo atual deve ser descentralizado.

A relutância de alguns veículos de comunicação em aceitar que o jornalismo não pode mais ser centralizado, como era antes da internet, se mostra como o maior obstáculo na adaptação ao novo ecossistema.


Para que você entenda melhor do que eu estou falando, deixe-me contar uma história:


Golpe de sorte

Uma inovação em termos de cobertura ao vivo foi feita pelo jornal New York Daily News, em agosto de 2011. Durante a passagem do furacão Irene, o site do jornal foi substituído peloStorm Tracker, um blog que informava os fatos à medida que iam acontecendo.

O jornal havia enviado para campo um grupo de repórteres “armados de celulares e câmeras (a maioria usando a câmera do celular), com a finalidade de documentar tudo o que fosse possível. Os jornalistas registraram a tentativa de alguns moradores de se proteger da tormenta, outros que fugiam, os estragos provocados pelo vento. As informações chegavam intercaladas de serviços de emergência, serviços da prefeitura, serviços de meteorologia, todas as informações sendo checadas e divulgadas em paralelo com as notícias sobre a tempestade que não paravam de chegar.

O blog do jornal Daily News prestou um grande serviço à comunidade com sua cobertura ao vivo. O Jornal foi elogiado, mas, a cobertura correu o risco de não ser executada.

Um acidente de percurso que deu certo

O projeto Storm Tracker não foi criado por conta de uma nova estratégia de marketing ou algo parecido. O fato é que a sede do Daily News está localizada num ponto de Manhattan propício a alagamentos. Por questões de segurança, a polícia manteve o controle sobre a quantidade de funcionários que poderiam chegar ao local durante aquele fim de semana em que o Irene visitou a ilha.

Em teoria não há problemas, o conteúdo poderia ser publicado de qualquer outro ponto. Bastava um computador e uma conexão com a internet. O problema é que o CMS (sistema de gestão de conteúdo) do Daily News foi planejado para tornar o acesso, vindo de fora do prédio sede, inviável.

Em resumo, o Daily News acrescentou recursos aos seu CMS, dificultando para qualquer funcionário que não estivesse dentro do prédio do jornal publicar uma nota que fosse.

O blog Storm Tracker foi a solução encontrada para continuar o serviço de informação à comunidade no momento em que a página principal do jornal não poderia ser atualizada de forma tão dinâmica quanto a situação exigia.

Existe uma outra questão essencial que permitiu ao Storm Tracker ser lançado: o furacão Irene chegou no final do mês de agosto. Durante esse período a elite administrativa do jornal estava de férias. Dessa forma, eles não puderam contestar a decisão de criar um blog para continuar com o serviço jornalismo. Se o furacão tivesse chegado no início de setembro, quando os principais executivos já teriam voltado das férias, talvez a cobertura exitosa não tivesse acontecido.

Não aprenderam a lição

Um ano depois, durante a passagem do furação Sandy, a sede do Daily News foi alagada e o problema com o CMS ainda não havia sido resolvido. O sistema ainda não fora adaptado de modo a permitir uma melhor distribuição geográfica dos jornalistas.

O que a velha guarda do jornalismo deve entender é que, uma produção centralizada, como era antes da internet, já não atende às necessidades de comunicação atual.

Fica o exemplo para que possamos refletir.


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