Censura
Lobão foi censurado pelo Youtube
: Cantor teve seu vídeo tirado do ar e sua conta cancelada. A alegação é de que o conteúdo era pornográfico, mas a verdade é que ele foi censurado por discordar do pensamento hegemônico.
Até onde vai a democracia e o direito de manifestação no Brasil? Pergunto isso por conta de um enredo protagonizado pelo cantor Lobão e o Youtube. Vamos aos fatos:
Lobão, que já se declarou à direita do pensamento brasileiro, gravou um Hangout com o Jornalista, filósofo e escritor, Olavo de Carvalho. Até aí, nada demais. No vídeo, os dois discutem os rumos da cultura e educação no Brasil sob a óptica direitista.
Que fique bem claro aqui que, o pensamento de direita não possui relação com a volta da ditadura, apoio ao PSDB ou qualquer coisa similar. O pensamento de direita é, apenas, uma contraposição ao pensamento de esquerda. Isso é fundamental para que exista democracia. Em resumo, dois discursos, um contra e outro a favor. Sem essa oposição o diálogo não seria possível e o discurso da política nacional se resumiria a um monólogo.
Voltando ao vídeo, vários indivíduos sem muita ocupação se uniram para denunciá-lo ao Youtube. A alegação é que a gravação continha cenas de sexo explícito. Sim, você leu corretamente. Para piorar, o Youtube não só retirou o vídeo do ar como bloqueou a conta do Lobão.
Reagindo à situação
Lobão divulgou a informação em seu perfil do Twitter e, dentro de instantes, recebeu o apoio de vários fãs e de pessoas que se sentiram ofendidas com a censura que ele sofreu. Alguns divulgaram links de outras contas, no próprio Youtube, onde o vídeo ainda estava disponível.
Muitos foram os fãs que postaram a gravação em suas respectivas contas. Para tirá-lo do ar novamente será necessário denunciar cada perfil em que ele foi postado, em cada servidor de vídeo disponível na internet. Se queriam calar o Lobão e o Olavo, o tiro saiu pela culatra. O bate-papo ganhou uma repercussão que eles não imaginavam.
Você pode até não gostar do Olavo de Carvalho, ou do Lobão, ou dos dois, não importa. O direito que eles têm de expor suas ideias (ainda) é assegurado pela constituição. Tentar calar quem se opõe a você, seja de direita ou de esquerda, não cria um país melhor, vai apenas transformar um discurso dialético (façamos de conta que isso realmente existe no Brasil) num monólogo ditatorial
O Youtube, por sua vez, deveria ter um ser humano responsável por analisar os vídeos denunciados. Seria bom se essa análise fosse feita antes que o vídeo fosse tirado do ar ou antes que se cancelasse a conta de alguém.
A promessa de que a internet seria a nova ágora, a nova praça pública de debates, está se mostrando uma grande ilusão. A nova mídia provou ser muito mais fácil de controlar do que imaginaria a mente de ficcionistas como George Orwell.
0 comentários